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| IDEB 2011 - Santana do Mundaú (Clique na imagem para visualizar em tamanho maior) |
O
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado em 2007, é calculado a partir dos dados sobre
aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas
avaliações do Inep, o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) – para as
unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.
A Prova Brasil,realizada a cada dois anos, avalia as habilidades em Língua
Portuguesa (foco na leitura) e em Matemática (foco na resolução de problemas).
É aplicada somente a estudantes de 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano de escolas
da rede pública de ensino com mais de 20 estudantes matriculados por série alvo
da avaliação. Tem como prioridade evidenciar os resultados de cada unidade da
rede pública de ensino, como os objetivos de: a) contribuir para a melhoria da
qualidade do ensino, redução das desigualdades e democratização da gestão do
ensino público; b) buscar o desenvolvimento de uma cultura avaliativa que
estimule o controle social sobre os processos e resultados do ensino.
O estado de Alagoas, conforme o resultado do último IDEB, divulgado pelo
Ministério da Educação, no dia 14 deste mês, aparece, novamente, com a pior média
do país (veja abaixo).
ESTADO DE ALAGOAS - IDEB 2011 – REDE
PÚBLICA
SÉRIES
(ANOS) INICIAIS – ENSINO FUNDAMENTAL (4ª SÉRIE/5ºANO)
Resultado
obtido: 3,4
SÉRIES
(ANOS) FINAIS – ENSINO FUNDAMENTAL (8ª SÉRIE/9ºANO)
Resultado
obtido: 2,5
ENSINO
MÉDIO
Resultado
obtido: 2,6
O
munícipio de Santana do Mundaú, também apresentou quedas e um pequeno avanço no
IDEB em todas as séries avaliadas (veja abaixo).
SANTANA DO MUNDAÚ – IDEB 2011 – REDE PÚBLICA
REDE MUNICIPAL – SÉRIES (ANOS)
INICIAIS
4ª SÉRIE (5º ANO)
Resultado obtido: 2.8 (13% a menos do que a média
projetada pelo MEC - 3.2, e 10% menor que a média obtida em 2009 - 3.1).
8ª SÉRIE (9º ANO)
Resultado obtido: 2.7 (o resultado permaneceu com a mesma
média de 2009, estando 8% acima da meta projetada pelo MEC, para 2011, que foi
de 2.5).
REDE ESTADUAL – SÉRIES (ANOS)
FINAIS
8ª SÉRIE (9º ANO)
Resultado obtido: 3.2 (o resultado demonstra um
crescimento de 24% em relação a última medição – 2009: 2.6, porém ficou abaixo
da meta estabelecida em 11%).
Breve comentário
A partir dos dados apresentados
podemos ver o quanto a Educação em nosso estado, como também em nosso município
apresenta fragilidades que são caracterizadas por fatores que vão desde a
família, até a questões que estão estreitamente ligadas as políticas públicas.
Pode-se dizer que questões ligadas
a família estão relacionadas, muitas vezes, a descomprometimento dos pais para
com seus filhos no que diz respeito a não participação ativa no acompanhamento
destes na escola. Isso acaba gerando, sem sombra de dúvida, uma lacuna no
processo de aprendizagem do indivíduo que acaba resultando em situações de
desinteresse pela escola, pelos estudos.Vale ressaltar que é de suma importância
a participação dos pais no incentivo e acompanhamento de seus filhos em
qualquer série/ano que este esteja, mas principalmente no primeiro ciclo do
ensino fundamental, onde o desenvolvimento cognitivo está em fase de desenvolvimento.
As vezes a falta de tempo pode ser
um obstáculo que impeça essa “aproximação” com a escola, porém é preciso que
haja tentativas, tanto pelos pais, quanto pela escola, para que a participação
da família se torne algo comum em nossas escolas.
O outro fator citado, as políticas
públicas, tem seu desdobramento no que diz respeito, em sua grande maioria, na
falta de compromisso e investimento em educação por parte dos poder público. A
exemplo disso, pode-se citar a crise, entende-se por crise, neste contexto,
algo instável, desequilibrado, “fora do eixo”, que a educação pública em
Alagoas passou (e ainda passa) nos últimos meses e que após
a grande divulgação da imprensa local e nacional, o governo e a Secretaria de
Estado da Educação, se posicinaram anunciando reformas emergencias em mais de
150 escolas do estado. Reformas estas, que até o presente momento, impedem que
milhares de alunos se quer iniciem o ano letivo.
O caso de Satana do Mundaú não é
diferente, pois nem reforma chegou a única escola estadual do munícipio, que
foi afetada durante as enchentes de 2010. As demais escolas que foram derrubadas,
se concentram numa escola de madeira, onde professores e alunos, das
séries/anos inciais dividem um espaço precário, que segundo o governo seria
temporária... dois anos depois nada foi resolvido.
Onde queremos chegar com essas
situações? Que tipo de educação é essa? Que tipo de cidadão queremos formar?
Que tipo de sociedade queremos continuar construindo?
Enquanto cidadãos compromissados,
cabe-nos agora refletir sobre o importante papel de cada um para a melhoria
deste cenário que passa a educação em Alagoas e em Santana do Mundaú, onde muitas
vezes parece está tudo perfeitamente bem, quando na verdade a situação é bem
diferente... Precisamos ter voz para garantirmos uma educação pública, gratuita
e de qualidade, para que desta forma possamos construir uma sociedade onde os
cidadãos sejam capazes de ler, escrever, interpretar, critícar...
Por: Ádson de Lima Silva
(CEDU/UFAL/CAPES)
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de
Desenvolvimento da Educação: ensino fundamental: matrizes de referência,
tópicos e descritores. Brasília, DF: MEC, SEB; INEP, 2008.
INEP. Ideb – resultados e metas. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/resultado/>. Acesso em: 17 ago 2012.
IDEB. Alagoas. Disponível em: <http://www.portalideb.com.br/> Acesso em: 17 ago 2012.
IDEB. Santana do Mundaú. Disponível em: <http://www.portalideb.com.br/>. Acesso em: 17 ago 2012.
MORENO, Ana Carolina.G1, São Paulo, 15 ago 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/08/alagoas-tem-o-pior-ideb-do-brasil-nos-tres-niveis-de-ensino-da-rede-estadual.html>. Acesso em: 17 ago 2012.
INEP. Ideb – resultados e metas. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/resultado/>. Acesso em: 17 ago 2012.
IDEB. Alagoas. Disponível em: <http://www.portalideb.com.br/> Acesso em: 17 ago 2012.
IDEB. Santana do Mundaú. Disponível em: <http://www.portalideb.com.br/>. Acesso em: 17 ago 2012.
MORENO, Ana Carolina.G1, São Paulo, 15 ago 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/08/alagoas-tem-o-pior-ideb-do-brasil-nos-tres-niveis-de-ensino-da-rede-estadual.html>. Acesso em: 17 ago 2012.

Realmente a situação da Educação ALAGOANA é muito grave e o município de Santana do Mundaú-AL não foge da regra. Infelizmente nosso Estado só aparece nos noticiários sobre coisas ruins, sendo considerado o Estado mais violento no Brasil e agora com o pior IDEB, é uma vergonha para todos os governantes.
ResponderExcluirSó para comparação, o Colégio de Aplicação do Recife ficou com nota 8.1 no IDEB, a melhor nota do BRASIL pela terceira vez seguida, sendo assim dar para ter uma ideia de quanto as Escolas de Santana do Mundaú tem que melhorar. Pois temos que comparar com o melhor!
Infelismente depois da saida de seu Lóia e sua equipe da Prefeitura, ninguém mais administrou nada com responsabilidade. Na gestão de seu Lóia a educação teve avanços, os professores tinham os melhores salários entre os professores municipais de todo Estado. Agora na atual administração está retroagindo a epoca do Ze Lino. Coitado de nossas crianças.
ResponderExcluirA situação da Educação em nosso Estado é decorrente de vários fatores desde os estruturais até aos pedagógicos, é verdade. Porém, é preciso reconhecer que a educação extrapola os muros escolares, que vale uma comunidade que expressa confiança,valorização e acredita que seus filhos têm por meio da educação possibilidade de se desenvolverem e conquistarem espaços que lhe são devidos. Somos agentes dessa mudança. Acreditando e agindo podemos ajudar a transformar nossa realidade. Façamos, portanto, a nossa parte e cobremos sim, dos governantes, políticas públicas consistentes que venham atender as necessidades da nossa comunidade, de modo particular e especial.
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