"Apesar de viver assim, cega e sem poder andar, sou feliz e agradeço a Deus, qualquer hora que Ele quiser me levar, pode levar, que vou satisfeita" afirma a dona Quitéria |
(Clique nas imagens para visualizar em tamanho maior)
Uma mulher batalhadora, guerreira, valente, ousada, alegre, determinada e acima de tudo vitoriosa. Estamos falando de uma mulher de aparência fragilizada, mas que dentro de si carrega uma vontade imensa de viver e um amor profundo pela vida. Essa mulher é simples, não tem nenhuma fama, nem muitos admiradores, mas ela tem o mais importante: determinação.
Estamos nos referindo à dona Quitéria, conhecida por aqueles que convivem com ela como Quitéria “Pindaíba”, a pessoa mais idosa de Santana do Mundaú, que reside na Rua Santa Rosa. Ela está completando nesta segunda-feira (04/04/2011) 108 anos de vida e o Mundaú Notícias não poderia deixar de homenageá-la, nossa equipe foi até a casa dela para fazermos uma entrevista, confira:
Mundaú Notícias: Onde e quando a senhora nasceu?
Dona Quitéria: “Nasci no dia 04 de abril de 1903 em Flexeiras, Pernambuco”.
M. N.:Quem eram seus pais?
D.Q.: “Meus pais eram Manuel Paulo e Júlia Paulo, eles eram agricultores, trabalharam sempre na roça”.
M.N.: Quando foi que a senhora chegou em Santana do Mundaú, quem morava aqui e como era a cidade?
D.Q.: “Eu cheguei aqui com 23 anos de idade, quem morava aqui era Zefinha Lúcio, Pedro Monteiro, João Miranda, José Correia, Antonio Correia e Manú Correia, aqui não era assim como está hoje, era uma vila e se chamava Mundaú-Mirím, tinha apenas umas "quatros casas perdidas", mas era um tempo muito bom! foi aqui em Mundaú que construi boa parte da história da minha vida”.
M.N.: A senhora teve uma vida matrimonial?
D.Q.: “Sim, quando cheguei aqui na cidade, conheci Antonio, ele era do povoado de Inhumas, casei com ele e tive 6 filhos, casei só no “Civil”, mas vivíamos feliz. Fiquei viúva rápido, depois que ele morreu apareceu muitos pretendentes (risos), mas não quis saber mais de casamento”.
M.N.: A senhora sente muita falta da sua juventude deixada pra trás?
D.Q.: “Não sinto falta de muita coisa não, apenas sinto falta da força nas pernas e da visão, que hoje não vejo nada, só sinto falta disso”.
M.N.: A senhora se sente feliz?
D.Q.: “Me sinto feliz! Sou feliz! Tem gente que por uma qualquer coisa já fica morrendo e já perde a vontade de viver, eu não! Apesar de viver assim, cega e sem poder andar, sou feliz e agradeço a Deus, qualquer hora que Ele quiser me levar, pode levar, que vou satisfeita”.
A dona Quitéria contou uma história interessante e cheia de curiosidades. Segundo ela, no tempo de sua mocidade e juventude havia uma espécie de tradição/brincadeira que era feita com pedras de carvão retiradas do fogo, ela disse que as brasas acesas eram colocadas em um recipiente com água e a brasa que demorasse mais tempo acesa significaria que a pessoa responsável pela brasa iria viver muito, ter uma longa vida. Ela afirma que a sua brasa sempre era a última a se apagar.
Será que a brincadeira deu certo dona Quitéria?
Bom, não sabemos se foi à brincadeira que deu certo ou coisa parecida, mas temos certeza de uma coisa: a dona Quitéria é para todos nós um exemplo de vida. Durante a entrevista ela se mostrou uma pessoa extremamente alegre, brincou e deu risadas o tempo inteiro.
Ela nos pergunta se João Miranda (a segunda pessoa mais idosa do município) é vivo, e quando afirmamos que sim, ela fica impressionada, “olha, ele ainda é vivo minha gente... e eu ainda estou vivendo também, com “centos e muitos anos” e estou vivendo e achando é bom”. Enquanto fala, percebemos que ela tem uma fé muito grande, “Sou devota de meu “Padim Ciço”, gosto muito dele e tenho sua imagem aqui na minha cama para ele me proteger” afirma.
A dona Quitéria ainda deixa um recado para a juventude:
“Vocês jovens, sejam responsáveis e tenham juízo, não saiam por ai fazendo besteira, tenham coragem de assumir seus erros e assumam as responsabilidades. Não fujam de seus compromissos e vivam a vida com prudência”.
Parabéns dona Quitéria, pelos seus 108 anos de luta e conquista!
É a homenagem do portal Mundaú Notícias a uma guerreira da vida.
MAIS FOTOS:
MAIS FOTOS:
Por: Thiago Alvino e Thiago Aquino / Mundaú Notícias
nao poderia de parabeniza-la por essa incrivél historia '
ResponderExcluirMuitos anos se passaram...
Hoje... A senhora comemora (108)anos
Poucos de nós por sua história se interessaram.
Muitos por falta de tempo...
A vida é tão corrida... Tanta coisa a fazer...
Às vezes não nos sobra nem um momento...
Para que melhor possamos nos conhecer.
Mas é maravilhoso descobrir...
O quanto a senhora conquistou.
É jubiloso de seus lábios ouvir...
Todos os sonhos que sonhou.
Todos os degraus que teve que subir...
E tudo o que neste tempo realizou.
parabens dona Quiteria ' muita felicidades
e parabens ao Mundau noticias por nos trazer uma historia tao real ;D
PARABÉNS DONA QUITÉRIA PELA PASSAGEM DO SEU ANIVERSÁRIO E PRINCIPALMENTE POR ESSE EXEMPLO DE FORÇA E AMOR PELA VIDA QUE A SENHORA NOS PASSA.
ResponderExcluirAPRENDI MUITO COM SUAS PALAVRAS.
OBRIGADO POR ME ENSINAR AQUILO QUE SOMENTE UMA VIDA VIVIDA COM ITENSIDADE PODE ENSINAR.
PARABÉNSSSSSSS!!!!!!!!
Um grande exemplo de vida! Reclamamos tanto no nosso dia-a-dia de pequenos problemas e esta mulher com 108 anos de vida, em cima de uma cama, sem poder caminhar e cega, não reclama de nada, e o mais interessante é a felicidade dela com muitos e muitos sorrisos. Sigamos o exemplo dela. Com ela aprendemos que devemos aproveitar o máximo da nossa vida, pois não sabemos o dia de amanhã, e ao invés de reclamar da vida, agradecer a Deus por cada minuto que seu coração bate, pois muitos queriam ter uma vida como a sua e não tem. Quem puder, vá visitá a dona Quitéria, ela vai lhe receber com uma grande alegria e vc vai aprender muito com ela, como eu aprendi.Parabéns dona Quitéria pelos seus 108 anos de vida!
ResponderExcluirexemplo de vida, parabéns
ResponderExcluirA matéria está bonita, mas poderiam ter tirado outra foto. Fica a dica. :)
ResponderExcluirParabéns a dona quiteria e aos organizadores do mundau noticias
ResponderExcluirParabéns Sra. Quiteria! Que Deus conceda aos santanenses a graça de chegar a este momento que . Quiteria está com a mente lúcida...
ResponderExcluiressa senhora ai é bizavó !!!
ResponderExcluirtamiris sampa !!!
Eitaaa, Mundaú Notícias sendo acessado de São Paulo? Ela é sua bisavó Tamiris?
ResponderExcluirSIM SIM É SIM É MINHA BIZA AMO ELA !!!
ResponderExcluirOBRIGADO A TODOS QUE PARABENIZOU !!!
REALMENTE É ELA É MESMO UM ENSINO DE VIDA !!!
OBRIGADOOO
QUE O SENHOR NOSSO DEUS AMADO ABENÇOE ELA HJ E SEMPRE !!!
BJ
Parabéns a equipe e claro, parabéns a D. Quitéria! Esse exemplo de vida é resultado de muita determinação!!!
ResponderExcluirParabéns...
SIM É SIM MORO EM SAMPA COM MEU AVÔ MANOEL FILHO DELA E SUA ESPOSA EUNICE MINHA AVÓ .
ResponderExcluirE ELE ESTA PASSANDO FERIAS AI COM
ELA QUANDO FALARAM DESSE NOTICIARIO AI ME LEIGOU E NA MESMA ENTREI CHOREI AMEI PARABENS PELO TRABALHO DE VCS ...
MEUS AMIGOS MINHA PATROA TA TODO MUNDO ACESANDO
MANDO O LINK PRA TODOS DO MEU ORKUT !!
OBRIGADOOO MESMO DE CORAÇÃO!!!
TAMIRES
parabens dona quitria qui coisa linda,gosta muito de poder chegar essa idade
ResponderExcluirParabéns ao portal e muitos mais anos de vida pra dona QUITERIA, essa jovem senhora é realmente um exemplo de força de vontade, eu como santanense que sou me orgulho bastante em ter uma mulher desse caráter como referencia. Não moro mais em Santana do Mundaú, mas são essas coisas que me fazem ter orgulho de ser santanense.
ResponderExcluirCÍCERO CARLOS (cicinho)
adorei grande lisão de vida.
ResponderExcluir