Em Santana do Mundaú, constantes quedas de energia têm provocado danos
Eletrobras orienta que consumidores procurem posto de atendimento para registrar ocorrência (Foto: Ilustração) |
Os mundauenses ainda têm contabilizado os prejuízos após uma semana de
quedas de energia. Com as chuvas, o problema de iluminação provocou danos a
aparelhos elétricos e eletrônicos. O
Procon Alagoas alerta que o consumidor tem direito a indenização e a Eletrobras
orienta que os moradores devem comparecer ao posto de atendimento para
registrar a ocorrência.
Na última semana, entre segunda-feira (03) e quinta (06), os moradores
de Santana do Mundaú assistiram a um verdadeiro “pisca-pisca”. Até as aulas na
Escola Estadual Manoel de Matos foram suspensas. Vários consumidores reclamaram da oscilação da energia.
Além de atrapalhar o dia a dia, a situação foi suficiente para causar
prejuízos. A dona de casa Ana Paula da Silva, que reside na Rua Dr. Muniz
Falcão, foi surpreendida com a televisão
sem funcionar após a volta da energia. “Senti um cheiro de queimado e quando fui ligar só escutava o
som e no outro dia ela nem ligou”, conta. “Era nova e custou R$ 1,200
reais”.
Televisão foi danificada após várias quedas de energia (Foto: Ana Paula / Cortesia) |
Outras reclamações foram expostas nas redes sociais. Na Munguba,
distrito do município, os moradores relataram que passaram quatro dias sem energia.
Já no centro da cidade e no Residencial Santana do Mundaú as queixas são das
constantes quedas.
O
que diz a Eletrobras
Sobre o problema de quedas de energia, a Eletobras informou ao Mundaú Notícias que foram registradas
muitas ocorrências de fios partidos e de quedas de árvores sobre a rede elétrica por
causa do período chuvoso. “Os técnicos da Empresa têm encontrado muita
dificuldade de acesso aos povoados do município, o que também pode retardar o
atendimento. Há casos inclusive de atolamento de automóveis durante as
tentativas de acesso”, explicou.
Moradores reclamam de problemas no fornecimento de energia (Foto: Reprodução) |
“A Eletrobras orienta aos consumidores que tiveram danos em
equipamentos elétricos, que procurem o posto de atendimento da Distribuidora no
município para abrir um processo de ressarcimento por danos em equipamentos
elétricos”, informou a assessoria por meio de nota. Em Santana do Mundaú,
o posto de atendimento da Eletrobras funciona na Drogaria Kelly, na Praça Santa
Ana.
A empresa informa que no posto de atendimento, o cliente receberá todas
as orientações. A solicitação deve ser aberta pelo titular da fatura, que deve
levar RG e CPF e informar quais os equipamentos foram danificados.
Com as fortes chuvas, podem surgir mais problemas com o fornecimento de
energia. A Empresa lembra que os moradores podem registrar as ocorrências com
ligação gratuita. “A Eletrobras continua atenta às ocorrências da região, com
equipes mobilizadas em campo dia e noite trabalhando para normalizar o
fornecimento das áreas afetadas. Orienta aos clientes que registrem as
ocorrências pelo telefone 08000820196 e aguardem a chegada da equipe”.
Procon
O Procon Alagoas, Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor, reforça
que o consumidor tem direito de solicitar o ressarcimento junto à Eletrobras até
90 dias. “A empresa tem o direito de ir
até a casa do consumidor para avaliar a causa”, afirma o superintendente do Procon
Alagoas, João Neto.
Se confirmado, a concessionária tem 15 dias para dar a
resposta ao consumidor e mais 20 para atender a forma escolhida pelo reclamante
para ser ressarcido. “Constatado o problema, o consumidor pode escolher ter o
aparelho consertado, trocado ou receber o valor equivalente ao produto”.
O órgão informa, também, que até pela falta de energia deve haver um
abatimento automático do período em que houve a falha no serviço. “O consumidor
deve ficar atento à sua fatura para detectar se houve descumprimento desses
índices e se haverá desconto”, afirma João Neto. Ele alerta que se o consumidor
não concordar com a resposta da empresa,
pode recorrer à Ouvidoria ou também reclamar no órgão de defesa do consumidor.
No Procon, a reclamação pode ser registrada através do site ou do
telefone 151.
Por: Thiago Aquino / Mundaú Notícias
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