A Escola Estadual Manoel de Matos, em Santana do Mundaú, retornou às atividades normais nesta quarta-feira (22), depois de ter sido parcialmente destruída pelas enchentes de junho. “Estamos reabrindo em caráter precário, com a autorização da Defesa Civil Estadual, para não prejudicar o ano letivo dos alunos, mas essa escola vai ter que ser deslocada para outro local, porque encontra-se em área de risco, já que fica a duas ruas do rio Mundaú”, afirmou a diretora da escola, Teresinha Cardoso Ferreira.
Segundo ela, a Escola Manoel de Matos tem 622 alunos do ensino fundamental e médio, conta com seis salas de aulas e funciona nos três turnos. “Até o dia 18 de junho, pela manhã, a escola estava funcionando normalmente, mas no início da tarde, tivemos que sair às pressas, com a chegada da cheia”, lembra a diretora. “Nesse dia, por sinal, a escola estava realizando um seminário sobre os 50 anos de emancipação política do município, cuja data tinha sido comemorada naquela semana”, acrescenta Teresinha.
Comunidade escolar destaca apoio do Governo
A reabertura da escola, segundo depoimento de funcionários e alunos, só foi possível graças à determinação da diretora e ajuda da 7ª Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.
“Recebemos a visita do secretário Rogério Teófilo e da equipe de Engenharia da Secretaria Estadual da Educação, que nos deram total apoio. Ajudaram em tudo no que foi preciso para reabrir a escola o quanto antes. Ainda não estamos 100%, porque o muro caiu e ainda não foi recuperado, mas já estamos em pleno funcionamento”, resumiu Teresinha.
A solenidade de reabertura da escola foi realizada de forma simples, no pátio coberto da unidade de ensino, com a presença da professora Rosário de Lourdes Sarmento, representando a 7ª CRE, além de professores, funcionários e alguns pais de alunos, entre eles um conselheiro tutelar.
Todos que fizeram uso da palavra agradeceram o esforço da diretora, dos funcionários e o apoio do secretário Rogério Teófilo na recuperação da escola.
“A reabertura da escola representa o resgate da cidadania, porque aqui a gente não aprende só o que está nos livros, aqui a gente aprende muito mais, apreende a ser gente, cidadão, com direitos e deveres”, afirmou Thiago Aquino, que é aluno do 2º Ano do Ensino Médio da Escola Manoel de Matos.
FONTE: Agência Alagoas
FOTOS
Para visualizar em tamanho maior clique sobre a imagem.
Para visualizar em tamanho maior clique sobre a imagem.
DESEJA VER MAIS FOTOS?
Nos adicione no nosso orkut: Clique Aqui e add!
FOTOS: MUNDAÚ NOTÍCIAS
Clique em "X" Comentários AQUI ABAIXO e comente!
Ver ontem a Escola estadual Manoel de Matos voltar às atividades normais, alegrou-me por demais, mais uma vez reafirmo o VALOR DE UM TRABALHO DE EQUIPE, jamais alguém sozinho consegueria tamanha VITÓRIA. Parabéns para toda a COMUNIDADE ESCOLAR.
ResponderExcluirTeresinha Cardoso.