O Projeto SOS Empresa, desenvolvido pelo Sebrae Alagoas e parceiros, agora está em sua segunda fase. De agosto a setembro deste ano, serão realizados 19 encontros empresariais, que visam colocar em prática as ações propostas nos planos de recuperação dos negócios afetados.
O projeto foi criado para prestar assistência às vítimas da enchente que deixou 19 municípios de Alagoas em estado de calamidade pública em junho de 2010. Diferente da primeira fase, que teve como foco o atendimento emergencial, nesta outra estão sendo realizadas consultorias específicas, atendimento especializado por meio de orientações empresariais, orientação para aplicação e acesso ao crédito, capacitações, oficinas e cursos voltados para a gestão de pequenos negócios.
Nos encontros, são realizadas palestras sobre segurança alimentar e qualidade nos serviços empresariais; oficinas do Programa Sebrae Empreendedor Individual, com temas sobre vendas, controles financeiros, compras governamentais; oficinas do Orienta Fácil; além de feiras e exposições para incrementar o comércio local.
De acordo com Izabel Vasconcelos, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Alagoas, na primeira fase, que ocorreu entre os meses de agosto a dezembro de 2010, foram atendidas 3.334 empresas, nos 19 municípios, divididas nos segmentos de microempresa, pequeno porte e Empreendedores Individuais. Já este ano, entre os meses de janeiro e junho, foram mais 1.968, totalizando 5.302 empresas atendidas. “Nosso objetivo é levar soluções específicas para as empresas prejudicadas pela enchente, contribuindo para a organização da classe empresarial nesses municípios”, disse Izabel. Ainda segundo a gerente, 1.282 Empreendedores Individuais foram formalizados. “Esses eram empreendimentos que funcionavam na informalidade e que tiveram a oportunidade de recomeçar já legalizados”, completou.
Dentre as ações de atendimento especializado está a facilidade no acesso ao crédito, desta vez em parceria com a Agência de Fomento do Estado de Alagoas (AFAL), quando os empresários serão orientados sobre como aplicar o crédito recebido para recuperação da empresa.
Outra ação que ocorrerá ainda este ano é a missão técnica que levará um grupo de 20 empresários para São Paulo, entre os dias 10 e 14 de setembro, para participar da Feira Internacional de Cosméticos e Beleza, Beauty Fair 2011, a maior da América Latina.
Para a diretora técnica do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca, o principal objetivo dessa viagem é incentivar os empresários a fecharem negócios, adquirirem conhecimento e se fortalecerem para dar continuidade aos seus negócios. “Muitos empresários do segmento de beleza foram afetados pela enchente que assolou os municípios do interior do Estado. Essa visita à maior feira da América Latina irá proporcioná-los a oportunidade de entrar em contato com as últimas tendências em produtos e atendimento de qualidade”, afirma. “Ao fim do Projeto, esperamos ter contribuído para que todos tenham dado um salto de qualidade em suas empresas. Nós, da diretoria, e nossas unidades de atuação já estamos discutindo as ações que devem ser iniciadas ou continuadas nesses municípios, uma vez que o Projeto SOS Empresa se encerra em dezembro de 2011”, conclui Renata.
Por: Ascom / Sebrae-AL
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