Escola Manoel de Matos recebe palestra com o tema "A Internet e a Tecnologia como instrumentos de alerta de enchentes"
Internautas poderam saber como é feito o trabalho da Semarh e da Defesa Civil |
Professores, alunos e a direção da Escola Estadual Manoel de Matos receberam neste sábado (04/06) uma palestra com os internautas que visitaram a Sala de Alerta da Semarh (Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos) em Maceió dia 19 de Maio, que foram eles: Herman Marjan (Secretário da Escola Manoel de Matos), Thiago Aquino (Idealizador do portal Mundaú Notícias) e Thiago Alvino (Repórter do portal Mundaú Notícias). O seminário teve como tema "A Internet e a Tecnologia como instrumentos de alerta de enchentes".
Na visita à Semarh, os internautas puderam conhecer como ela funciona, como é feito o monitoramento do Rio Mundaú e o trabalho da Defesa Civil. Esta visita se deu após as chuvas que atingiram as bacias dos rios Mundaú e Paraíba no início do mês maio, quando a Semarh orientou diretamente os moradores através do Twitter e também recebeu informações em tempo real dos próprios internautas sobre a elevação dos níveis das águas.
Após essa visita, os internautas tiveram a ideia de repassar as informações obtidas lá na Semarh através de seminário. A palestra foi feita nos dois horários, tarde e noite. Herman Marjan explicou sobre a Meteorologia e como funciona o monitoramento dos rios; Thiago Aquino falou aos alunos sobre os desastres e as regiões com ameaças múltiplas em Alagoas e Thiago Alvino comentou sobre a Defesa Civil.
O seminário teve ainda a presença de um dos membros da COMDEC (Comissão da Defesa Civil) de Santana do Mundaú, Nilo Miranda dos Santos, onde ressaltou sobre o trabalho da Defesa Civil no município, a barragem em Garanhuns, os afluentes do Rio Mundaú desde sua nascente e sobre a hidrografia do nosso município.
Além disso, os alunos e professores aprenderam a como ver o nível do rio Mundaú através do site da ANA. Por fim, os palestrantes agradeceram a direção da Escola Manoel de Matos e seus funcionários pela oportunidade de deixar os alunos bem informados sobre o assunto abordado.
MAIS FOTOS
Direção da Escola agradece os internautas pela palestra |
Muitos alunos participaram do seminário |
Herman explica como funciona o monitoramento dos rios |
Nilo Miranda, um dos membros da COMDEC fala sobre o trabalho da Defesa Civil |
Alunos prestam atenção na palestra |
Por: Thiago Aquino, Ester Delmiro e Ramon Santos / Mundaú Notícias
Os organizadores deste evento estão de parabéns, realmente temos que repassar estas informação sobre a utilização dos atuais recursos da internet na prevenção de desastres ambientais.
ResponderExcluirmto legal!
ResponderExcluirSaudades da escola em que estudei, pena que a assistência do estado atualmente não é igual antes (1980) era maravilhoso a assitencia que o governo tinha para com a escola.
ResponderExcluirInfelizmente...